REPLAN - Refinaria de Paulínia - Paulínia/SP
A REPLAN, Refinaria de Paulínia (Refinaria do Planalto Paulista), é uma refinaria de petróleo pertencente a Petrobrás, localizada em Paulínia, São Paulo. Ocupa uma área de 9 mil e 100 quilômetros quadrados. Contribui com mais de 12 bilhões de reais em impostos todo ano. A REPLAN é a principal fonte de renda de Paulínia. Está interligada aos terminais de São Sebastião, Guararema e de Barueri.
A REPLAN é a maior refinaria de petróleo da Petrobrás em produção e foi inaugurada em fevereiro de 1972. Entrou para a história por ter sido construída em mil dias, e ter sido concluída três meses antes da data prevista. Hoje a refinaria processa 66 mil metros cúbicos (360 mil barris) de petróleo por dia, o equivalente a 1/5 da produção nacional da Petrobrás. São 35 mil metros cúbicos de diesel e 11 mil metros cúbicos de gasolina produzidos por dia. O faturamento chega a 28 bilhões de reais por ano. A REPLAN conta com cerca de 900 funcionários e 1.350 colaboradores terceirizados. A contratação de funcionários para a REPLAN é feita por meio de concurso público.
O petróleo chega até a REPLAN pelo oleoduto que vem do Terminal Marítimo de São Sebastião. A Refinaria de Paulínia produz vários derivados do petróleo como gasolina, aguarrás, diesel, Gás Doméstico (GLP), asfalto, nafta e querosene. Atualmente produz 80 milhões de litros de querosene de aviação por ano, podendo chegar a 180 milhões de litros. Na unidade também é produzido o diesel S-50. Mais da metade da produção da REPLAN vai para o estado de São Paulo.
A Refinaria de Paulínia (REPLAN) está localizada na Rodovia SP 332, km 132, em Paulínia, SP. Telefone de contato: (19) 2116-7000.
Site: http://www.petrobras.com.br/