REDUC - Refinaria Duque de Caxias - Duque de Caxias/RJ

Energia / Refinarias

Enviado em 07/12/2012

Visualizações: 22552


Localização Geográfica

Coordenadas: -22.719297, -43.272463

Cidade: Duque de Caxias

Estado: Rio de Janeiro


A Refinaria Duque de Caxias - REDUC, localizada no município de Duque de Caxias na baixada fluminense, pertence a estatal Petrobrás. É a maior e mais completa refinaria de petróleo do país, e a maior em complexidade da Petrobrás.


A REDUC foi a primeira refinaria construída pela Petrobrás no Brasil. Começou a ser construída em 1959 e foi inaugurada em 1961, com seis unidades no início da operação, numa área total de 13 quilômetros quadrados. Com a abertura da REDUC, a Petrobras alcançou a autossuficiência na produção dos principais derivados de petróleos. Na década de 70 foi construída a primeira planta de lubrificantes, e nos anos 80 começou a ser produzido gás natural. Na década de 90 foi instalada a planta de hidro tratamento de querosene de aviação e diesel, e uma unidade de recuperação de enxofre, construídas com ênfase na qualidade e proteção do meio ambiente.

Em 2008 começou a funcionar a Unidade de Coqueamento Retardado, que refina produtos como o coque, diesel e nafta. Recentemente foi concluída na REDUC a unidade de Hidrodessulfurização de nafta craqueada que foi construída pelo consórcio QI (Queiroz Galvão e IESA), com o objetivo de diminuir o teor de enxofre da gasolina. No total, a REDUC possui 366 tanques, com capacidade para estocar mais de 3,4 bilhões de litros.

Atualmente a REDUC refina mais de 50 tipos de produtos, sendo os principais a gasolina, lubrificantes, óleo diesel, querosene de aviação, nafta, GLP, parafinas e bunker. A capacidade instalada da REDUC é de 242 mil barris por dia e produz mais de 80% dos lubrificantes do Brasil. A REDUC tem um faturamento de mais de 5 bilhões de reais, e gera mais 1,2 bilhões de reais em impostos todos os anos. Há planos de expansão para a REDUC, que não para de crescer. Os investimentos são estimados em mais de 1,5 bilhão de reais, para aumentar a oferta de produtos, com a grande demanda da região Sudeste. No entorno da REDUC também há várias empresas do setor petroquímico, como a Polo Gás Químico, Petroflex e Polibrasil.

O site da REDUC não existe, mas no site da Petrobrás pode-se encontrar mais informações sobre a REDUC e outras refinarias da estatal. Também podem ser encontradas informações sobre vagas de emprego abertas na REDUC e editais para contratação em concurso público.

A REDUC - Refinaria Duque de Caxias está localizada na Rodovia Washington Luís, km 113, bairro Campos Elísios, em Duque de Caxias-RJ. Telefone: (21) 2776-4505.

Site: http://www.petrobras.com.br/

Locais próximos (Até 100km)