Ginásio Poliesportivo de Nhamundá - Nhamundá/AM

Esportes / Ginásios

Enviado em 15/10/2008

Visualizações: 1405


Localização Geográfica

Coordenadas: -2.193242, -56.711762

Cidade: Nhamundá

Estado: Amazonas


Nhamundá é um município brasileiro do estado do Amazonas. Sua população estimada em 2004 era de 16.352 habitantes.


As origens da sede municipal remontam ao início das penetrações do rio Nhamundá, ocorrido nas primeiras décadas do século XVII, os índios foram os primeiros habitantes - Uabuís, Cunuris e Guaicaris, com aldeia denominada Faro. Em 1758 ocorre sua elevação à vila. Na divisão administrativa do Brasil de 1911, aparece como integrante do Município de Parintins, volta a dispor de um outro distrito, além da sede, o de ilha das cotias. Em 19.12.1955, pela Lei Estadual no. 96, o Distrito de Ilha das Cotias é desmembrado de Parintins e passa a constituir o município autônomo de Nhamundá. Em 31.01.1956 instala-se o novo município.

Quem chega a Nhamundá tem logo um primeiro contato com a beleza da fauna e flora dos Paranás de acesso fluvial, Cabory e Jacaré. O primeiro recebe as águas do rio Amazonas, que se estende pelo Paraná do Aduacá, que, por sua vez, encontra-se com as águas do Rio Nhamundá, formando assim um belíssimo espetáculo tão conhecido, o encontro das águas, acerca de 02 km da cidade de Nhamundá. Quem prefere ir de lancha ou deslizadores, a partir de Parintins, se defronta com as belezas naturais dos lagos Macuricanã, Uruá e Xixiá. Além desses temos o lago de Faro, tendo as águas do Rio Nhamundá, no seu curso natural, como divisor entre os dois Estados e três Municípios (Nhamundá/AM, Faro e Terra Santa/PA).

O ponto turístico principal localiza-se a margem direita do Rio Nhamundá, a 45 min., em lancha de 40 HP, o monte YACY-UARUÁ (Espelho da Lua), o habitat das Amazonas, tribo de mulheres guerreiras, que deu origem ao nome do Estado, após defrontarem-se com o conquistador espanhol Francisco Orellana e sua expedição na foz do Rio Nhamundá, em 1547. Outro ponto pitoresco trata-se da lha do Papagaio (com projeto de transformar-se em unidade de conservação) e das praias do Juruá e Daguary. A Praia da Liberdade é o cartão postal da cidade, é local onde se realiza todo o evento, onde possui o Anfiteatro Municipal o palco dos principais espetáculos e uma quadra poli-esportiva com arquibancada, ambos dotados com banheiros públicos localizado próximos à praia da Liberdade.

Locais próximos (Até 100km)