Login:
Senha:
Novidades PontosBr - Feed RSS

Vulcão Vesúvio - Napóles/Itália



PontosBr > Natureza > Vulcões

Carregando

vulcao-vesuvio-napoles-italia

Google Earth Google Earth (KML)

Ver no Google Maps Google Maps (Web)

Título: Vulcão Vesúvio - Napóles/Itália

O Vesúvio é um vulcão ativo com 1.281 metros de altura localizado em Nápoles, na Itália, mas que não entra em erupção desde 1944. Os habitantes de Nápoles já convivem com o monte Vesúvio por uns 3 mil anos. O Vulcão Vesúvio fica a apenas 11 quilômetros de Nápoles.

O Vulcão Vesúvio é um dos vulcões mais perigosos da Terra. Na verdade, ele é um cone dentro do antigo monte Somma. Visto que sua base fica abaixo do nível do mar, a montanha é muito maior do que parece. O Vesúvio estava inativo há 1500 anos, até acordar e causar a tragédia de Pompéia no ano 79, onde 20 mil a 30 mil pessoas morreram. Em 1738 escavações encontraram ruas, edifícios e até pinturas na cidade de Pompéia. O Vulcão Vesúvio já entrou em erupção mais de 50 vezes depois desse evento. Cerca de 4 mil pessoas morreram durante uma destrutiva erupção em 1631. Ao longo dos séculos, o Vesúvio tem continuado em atividade latente. Ele entrou em erupção em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, recebendo as tropas aliadas com nuvens de cinzas. As cidades próximas de Massa e San Sebastiano foram cobertas pelas cinzas.

O Vulcão Vesúvio hoje ameaça diretamente a cidade italiana de Nápoles que possui dois milhões de habitantes. Hoje, os habitantes de Nápoles parecem viver sem se dar conta do perigo tão próximo. Os turistas ficam maravilhados com os marcos históricos e arquitetônicos. Lojas e cafés fervilham de atividade, e barcos a vela pontilham as águas da baía de Nápoles. O próprio Vulcão Vesúvio continua sendo uma atração popular e é encarado mais como um companheiro amigável do que um perigoso gigante adormecido.

O Vesúvio é atualmente o vulcão mais vigiado do mundo, com sensores que detectam qualquer menor movimento sismológico do vulcão. As autoridades italianas, preferindo ser cautelosas para evitar riscos, desenvolveram planos de emergência para lidar com uma erupção de magnitude similar à que ocorreu em 1631. Os especialistas afirmam que as pessoas que vivem na área de perigo podem ser avisadas e retiradas do local antes de ocorrer uma erupção.

Enviado por: lizandro em 16/01/2012

Localização Geográfica:

Coordenadas: 40.821613, 14.425589 (Latitude, Longitude)

Localização: Nápoles, Itália

Localização desta Coordenada no Mundo

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Você deve efetuar o login ou se cadastrar para enviar comentários.

PontosBr © 2006-2013 - Este site não é afiliado ao Google - Política de Privacidade