Unidade de Processamento de Gás Natural da Petrobrás - Catu/BA

Energia / Diversos

Enviado em 22/10/2006

Visualizações: 3182


Localização Geográfica

Coordenadas: -12.3516888889, -38.3754829904

Cidade: Catú

Estado: Bahia


A Unidade de Processamento de Gás Natural da Petrobrás no munícipio de Catu/BA pertence a Petrobrás. A UPGN Catu foi instalada em 1962 sendo a primeira Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do país, e centro de convergência da produção da Bacia do Recôncavo.


Em diversas etapas a oferta e o consumo de gás natural foram se expandindo viabilizando grandes projetos industriais. Foi em Catu que em 1974 funcionou uma das bases do primeiro gasoduto interestadual do Brasil de grande porte, ligando a Bahia a Sergipe com os campos Catu-Atalaia Velho, o gasoduto com capacidade de transportar 1.500.000 m³/dia no sentido Atalaia-Catu, com 235 km de extensão.

Nas unidades de processamento de Gás Natural, conhecida como UPGN, os componentes do gás natural são separados em produtos especificados e prontos para utilização.

Na UPGN o gás é desidratado (retirado o vapor d'água) e fracionado. Os produtos obtidos nesse processo são: Gás processado ou residual, formados pelo metano e etano, GLP (gás liquefeito do petróleo, o "gás de cozinha"), formado pelo propano e butano; e Gasolina natural, formada pelo pentano, hexano e heptano.

Site: http://www.petrobras.com.br/

Locais próximos (Até 100km)