TV Rio Negro - Manaus/Amazonas

Construções / Televisão e Rádio

Enviado em 20/10/2008

Visualizações: 2441


Localização Geográfica

Coordenadas: -3.099711, -59.996254

Cidade: Manaus

Estado: Amazonas


A TV Rio Negro é uma emissora de televisão sediada na cidade de Manaus, Estado do Amazonas. Pertence ao Sistema de Comunicação Francisco Garcia do ex-deputado federal Francisco Garcia. A emissora é afiliada a Rede Bandeirantes e funciona no canal 13. Ela ainda possui repetidoras em 21 municípios do interior.

Iniciou as atividades provisoriamente nas dependências da TV Educativa (hoje TV Cultura do Amazonas), emitindo sinais através de um transmissor Lys de 2 KW. Em 1989, depois de adquirir a Besançon Produtora de Comerciais, a direção decidiu imediatamente acelerar e ampliar obras de construção dos estúdios (na Avenida André Araújo, Bairro Aleixo) que estava em andamento, onde se encontra atualmente a emissora, para abrigar a produtora.
Com a conclusão das obras, foi instalado no prédio, além da produtora, um transmissor da marca Harris HT 10Hs, com potência de 10KW e de estado sólido, o mais potente do estado até aquele momento, junto com ele uma antena, montada em uma torre de 100 metros de altura. Para a montagem do transmissor veio um engenheiro dos Estados Unidos, que foi assessorado pelos engenheiros brasileiros Manoel Vasconcelos Dias e Wilson Medeiros de Lima.
Os testes foram concluídos no dia 27 de novembro de 1989, vésperas do prazo estipulado pelo Dentel para a emissora entrar no ar em caráter experimental. Enquanto os testes finais se processavam a direção de emissora efetuava a contratação de pessoal (técnico e administrativo) que teriam a incumbência de operacionalizar a mais nova empresa de televisão do Estado do Amazonas.
Na fase experimental veicularam-se imagens da flora e da fauna da Amazônica. A iniciativa tinha como objetivo criar uma identidade com o telespectador. O fato criou um grande gancho para o planejamento de marketing da emissora, que adotou como meta principal, valorizar as coisas da terra.
No dia 13 de março de 1990, a TV Rio Negro foi inaugurada oficialmente passando a transmitir ao vivo, atingindo um raio de 80 km, atingindo toda a cidade de Manaus e municípios adjacentes. A partir de sua inauguração ficou estabelecido o prazo de 6 meses para implantação de programas jornalísticos, de auditório e de entretenimento, ocupando o espaço disponível, autorizado pela Rede Bandeirantes de Televisão, da mesma forma uma escalada na linha comercial visando uma operação financeira autônoma.
Isto foi concretizado dentro da previsão. Ao completar o primeiro ano de atividades, a emissora já estava operando com autonomia financeira, produzindo e transmitindo programas regionais e realizando as grandes transmissões ao vivo como o Carnaval amazonense de 1991, por ocasião da inauguração do Centro de Convenções - Sambódromo. A transmissão teve 14 horas de duração ininterrupta e flashes para todo o Brasil, via Rede Bandeirantes. Com a conclusão das obras foi instalado no prédio, além da produtora, um transmissor da marca Harris HT; sendo o primeiro transmissor em estado sólido comprado da América Latina e o segundo a ser instalado com sistema irradiante unidirecional, com conjunto de antenas tipo rômbica disposta três a três de ganho 6,13 dBd com em erpes de aproximadamente 40,59KW.

Atualmente, a TV Rio Negro está em fase de expansão, com repetidoras instaladas em 21 municípios, já transmitindo via satélite, através do Brasilsat B3, para todo o Estado do Amazonas. Com a política de valorização “do que é o nosso”, a TV Rio Negro inaugurou um novo tempo na televisão amazonense, com ela foi despertado o interesse pela região, levando os concorrentes e outros veículos a adotarem em suas programações, matérias voltadas para a Amazônia.
A emissora tem a maior número de programas locais no ar no Estado do Amazonas e também conhecida tanto por seus apresentadores, que se lançam como candidatos a cargos eletivos com êxito durante as eleições, como por seus programas de cunho fortemente apelativo, explorando a miséria alheia com fortes cenas.
Em 2007, a emissora adquiriu os direitos de exclusividade de transmissão do Carnaval de Manaus, que até então pertencia à TV A Crítica.
Em 2008, a TV Rio Negro e a Rede Bandeirantes de Televisão ganharam o direito de transmissão de imagens do Festival Folclórico de Parintins até o ano de 2012, que até 2007, também pertencia à TV A Crítica.

Site: http://www.tvrionegro.com.br/domingo.php

Locais próximos (Até 100km)