Trem Turistíco Maria Fumaça - Campinas/Jaguariuna

Transportes / Trens

Enviado em 20/06/2009

Visualizações: 1907


Localização Geográfica

Coordenadas: -22.805080, -47.003189

Cidade: Campinas

Estado: São Paulo


O passeio de Maria Fumaça tem objetivo cultural e recreativo, atendendo o público em geral, com o percurso total de 24 Kms pelo Ramal Campinas-Jaguariuna.


Durante o passeio, monitores especializados contam a história do trem e do café, fazem comentários sobre a sociedade da época, os Barões do Café e a rotina dos trabalhadores nos cafezais.

Com o restauro das estações, equipamentos, carros e locomotivas a vapor, pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo já visitaram a cidade para conhecerem uma autêntica ferrovia do século XIX.

Fundada em 1872, a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro inaugurou o primeiro trecho - Campinas / Jaguary - (hoje, Jaguariúna), em 3 de maio de 1875, contando com a presença do Imperador D. Pedro II.

Em 1977, com a fundação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), nos mesmos moldes de entidades existentes na Europa e Estados Unidos, foi dado início ao resgate da história ferroviária brasileira, com a restauração e preservação de locomotivas à vapor, carros de passageiros, vagões, estações, etc.

Em outubro de 2006, a Prefeitura de Jaguariuna interligou antigas estações e construiu um novo pontilhão, sobre o rio Jaguari, com aproximadamente 614m de extensão.

A obra contou com total apoio da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Hoje, a ‘Maria-Fumaça’ se constitui na principal atração turística do município e, partindo de Campinas, após percorrer várias Estações, tem como ponto de embarque e desembarque a Estação Jaguariúna, restaurada (em 1992) e transformada em Centro Cultural.

Várias cenas de novelas de época foram gravadas no trecho da ferrovia, como por exemplo: O Rei do Gado, Eramos Seis, Terra Nostra, etc.

Junior, da Dupla Sandy e Junior comemorou sua festa de aniversário de 16 anos na estação e nos vagoes de trem, com trajes antigos.

Evite usar roupas novas no passeio, pois a fumaça solta faiscas que podem fazer buracos nas roupas.

Localização

Estação Anhumas - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

Av. Dr. Antônio Duarte da Conceição, s/n - a 300 m. do Carrefour e da Rodovia D. Pedro I - SP 65 - Campinas/SP.

Site: http://www.mariafumacacampinas.com.br/

Locais próximos (Até 100km)