TRE-MG - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG

Construções / Tribunais e Fórums

Enviado em 01/06/2011

Visualizações: 4333


Localização Geográfica

Coordenadas: -19.936444, -43.947101

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais


O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) é um órgão público estadual, que faz parte da Justiça Eleitoral brasileira, subordinado ao Tribunal Superior Eleitoral. O TRE-MG foi fundado em 1932, e depois da paralisação durante o período do Estado Novo, voltou a funcionar em 14 de junho de 1945. O TRE-MG supervisiona as 350 Zonas Eleitorais existentes no Estado de Minas Gerais.


O TRE-MG é responsável pela condução das eleições e apurações de votos nos munícipios e no estado de Minas Gerais. Isso envolve o cadastro de eleitores, com a emissão do título de eleitor, e divisão das zonas eleitorais. O TRE-MG também realiza o registro de partidos políticos e candidatos aos cargos executivos e legislativos municipais e estaduais. É um órgão judicial, que executa o julgamento de processos e recursos relacionados a candidatos e partidos políticos.

Os cargos ocupados no TRE-MG são supridos por meio de concurso público, aberto a todos os cidadãos. Em 2011 será realizado concurso público para vagas de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. Mais informações sobre concursos públicos e vagas podem ser encontradas no site do TRE-MG.

O TRE-MG realizou a primeira votação com sistema de voto eletrônico em 1995, e a partir daí foi implementado o sistema em todo o estado. Atualmente, todos os munícipios do estado são contemplados com a urna eletrônica.

O TRE-MG está localizado na Av. Prudente de Morais, Nº 100 – bairro Cidade Jardim em Belo Horizonte – MG. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. O TRE-MG possui o serviço Disque-Eleitor, no fone (31) 3291-0004 para dirimir dúvidas dos cidadãos.

Site: http://www.tre-mg.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)