Serra de Caldas - Vulcão Extinto no Brasil - Caldas Novas/GO

Natureza / Vulcões

Enviado em 11/08/2013

Visualizações: 59832


Localização Geográfica

Coordenadas: -17.796003, -48.687158

Cidade: Caldas Novas

Estado: Goiás


A Serra de Caldas é a cratera de um antigo vulcão extinto, com mais de 600 milhões de anos. A erosão provocada pela chuva e pelo vento foi corroendo as bordas do vulcão e acabou aterrando-o completamente. A sua extensão é de 123 km² em formato elipse.


Atualmente a região da Serra de Caldas é muito conhecida pelas suas águas termais. Isso é explicado pelo calor e pressão interna dos gases acumulados que antigamente formavam geisers de água fervente. Com o passar do tempo passaram a jorrar somente água quente pelas trincas nas rochas. As cidades que possuem as águas termais são Caldas Velhas, Pirapitinga e Caldas Novas.

A Serra de Caldas está localizada dentro do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN), que foi criado para proteger o bioma do cerrado da região, e os mananciais de águas termais. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas está aberto a visitação todos os dias da semana, de 8h as 17h. Os visitantes podem conhecer a Cascatinha e o Paredão, com suas trilhas de acesso.

Locais próximos (Até 100km)