RECAP - Refinaria de Capuava - Mauá/SP

Energia / Refinarias

Enviado em 26/11/2012

Visualizações: 10813


Localização Geográfica

Coordenadas: -23.641033, -46.480770

Cidade: Mauá

Estado: São Paulo


A RECAP - Refinaria de Capuava está situada em Mauá, São Paulo, e pertence a estatal Petrobrás. A sua área total é de 3 mil e 700 quilômetros quadrados. É a refinaria que tem o menor volume de produção de derivados de petróleo em São Paulo, com um processamento de 8.500 m³ (53 mil barris) de petróleo por dia. A refinaria gera 1 bilhão e 400 milhões em impostos por ano.


A refinaria foi construída em 1954, com o nome de Refinaria União. Era a maior refinaria do Brasil na época, chegando a processar mais de 3 mil metros cúbicos de petróleo por dia. Em 1974 a Refinaria União foi adquirida pela Petrobrás, e passou a se chamar Refinaria de Capuava ou apenas RECAP.

Até 1990 a Refinaria de Capuava operava com equipamentos ultrapassados e obsoletos. Hoje a refinaria possui um sistema moderno e automatizado de produção. A Petrobrás pretende investir 3 bilhões de reais num projeto de modernização da RECAP. Serão construídas duas unidades de hidrotratamento de gasolina e diesel, seis unidade de apoio para tratamento de resíduos e será feita uma reforma e atualização da unidades já instaladas. As obras devem gerar 6 mil novos empregos na região.

A RECAP conta com 11 unidades de processamento que produzem os seguintes derivados de petróleo: gasolina, diesel S-50, propeno, GLP e solventes especiais. Próximo a REPAC estão instaladas dezenas de empresas do setor petroquímico, entre elas a Suzano Petroquímica, que utiliza o propeno produzido na refinaria. Foi a primeira refinaria do país a processar petróleo vindo do pré-sal.

A RECAP - Refinaria de Capuava, está localizada no seguinte Endereço: Av. Alberto Soares Sampaio, 2122-A, Bairro Capuava, Mauá, SP. Telefone de contato: (11) 3795-9000.

Site: http://www.petrobras.com.br/

Locais próximos (Até 100km)