Parque Zoobotânico de Carajás - Paraupebas/PA

Natureza / Parques Naturais

Enviado em 14/06/2009

Visualizações: 2448


Localização Geográfica

Coordenadas: -6.061770, -50.059580

Cidade: Parauapebas

Estado: Pará


Inaugurado em março de 1985, o Parque Zoobotânico de Carajás ocupa uma área de 30 hectares na Floresta Amazônica, no coração da Floresta Nacional de Carajás. É uma Unidade de Conservação administrada e fiscalizada pelo Ibama com o apoio da Vale. O PZC é administrado pelo Instituto Ambiental Vale e conta com aproximadamente 20 profissionais, entre veterinários, biólogos, identificadores botânicos e tratadores.


Com o objetivo de proporcionar a integração do homem ao meio ambiente, o Parque é um espaço modelo, representativo do ecossistema amazônico regional, promotor da educação, lazer, pesquisa e conservação biológica. Recebe mais de 3.500 visitantes por mês. Entre eles, muitos estudantes e grupos de convidados da Vale.

Cerca de 300 mamíferos, aves e répteis vivem no PZC, todos em ambientes muito próximos ao habitat natural. Mais de mil amostras de plantas conservadas no museu botânico onde também há mais de cem espécies de orquídeas catalogadas preservam a história natural da região e servem como referência para pesquisas botânicas.

Pessoas ilustras já visitaram o parque, como o Príncipe Charles e a Princesa Diana que visitaram o parque em 1991 e plantaram uma Castanha do Pará.

Locais próximos (Até 100km)