Parque Nacional da Serra do Divisor - AC

Turismo e Diversão / Parques Nacionais

Enviado em 22/10/2006

Visualizações: 2318


Localização Geográfica

Coordenadas: -8.301062, -73.422364

Cidade: Porto Walter

Estado: Acre


O objetivo do Parque Nacional da Serra do Divisor no Acre é proteger e preservar amostra dos ecossistemas ali existentes, assegurando a preservação de seus recursos naturais e proporcionando oportunidades controladas para uso pelo público, educação e pesquisa científica. A unidade possui uma área de 840.955,00 (ha).


No final da década de 70 foi realizada uma análise de prioridades para a conservação em resposta às políticas públicas de desenvolvimento. Segundo eles, o objetivo era atingir o desenvolvimento sem deteriorização da qualidade de vida e sem devastar o patrimônio nacional de recursos naturais. Inicia-se então a criação de unidades como parte da política governamental de desenvolvimento. Dentre as unidades criadas está a Serra do Divisor.

No interior do Parque, na margem direita do rio Môa habita a população indígena Nukini. Tem-se registros da existência de fósseis nas margens do rio Juruá, tanto na área do Parque como na margem direita. O nome da unidade originou-se de uma importante característica geomorfológica que existe na área que é o divisor de águas das bacias hidrográficas do Médio Vale do Rio Ucayali (Peru) e a do Alto Vale do Rio Juruá (Acre/Brasil).

A área do Parque é banhada pelo rio Juruá, constituído importante divisor d'água para os rios que formam as bacias do Ucayali e Javari. Nas margens do rio Juruá, ocorrem grandes extensões de interflúvios tabulares.

A maior parte da área é coberta de Floresta Tropical Aberta, com duas fisionomias: Aberta de Cipó e Aberta de Palmeira. A Floresta de Cipó caracteriza-se pelo relativo espaçamento entre as árvores, com as seguintes espécies: juá, castanha-de-periquito, taperebá, inharé, entre outros. Já a Floresta de Palmeira apresenta densidade de grupamentos das diversas espécies de Palmeiras. Dentre as inúmeras espécies de palmeiras, predominam: a paxiúba-lisa, patauá, açaí, jaci, murumuru, paxiúba-barriguda, inajá e jarima.

A existência de fauna de diversos ecossistemas é uma realidade, no entanto, não tem sido efetuados estudos para o conhecimento da composição faunística.

Site: http://www.pnsd.ac.gov.br

Locais próximos (Até 100km)