Login:
Senha:
Novidades PontosBr - Feed RSS

Mina de Ferro Carajás - Vale do Rio Doce - Parauapebas/PA



PontosBr > Natureza > Recursos Naturais - Mineirais/Metais

Carregando

mina-de-ferro-carajas-vale-do-rio-doce-parauapebas-pa

Google Earth Google Earth (KML)

Ver no Google Maps Google Maps (Web)

Título: Mina de Ferro Carajás - Vale do Rio Doce - Parauapebas/PA

A Mina de Ferro de Carajás, que é explorada pela Companhia Vale do Rio Doce é a maior mina de ferro a céu aberto do mundo. A mina foi descoberta em 1967, e faz parte da Província Mineral de Carajás, que possui reservas de minério de ferro de alto teor, de aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas. O transporte do minério é feito através da Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o porto da Porto da Ponta da Madeira em São Luís - MA. Faz parte do Projeto Ferro Carajás.

Os funcionários da Vale do Rio Doce que trabalham na mina de ferro de Carajás residem no Núcleo Urbano de Carajás, construído em 1981, com 1.274 casas. O Núcleo Urbano de Carajás é uma cidade planejada, muito bela e organizada, que fica no alto da Serra de Carajás, localizada a 15 km da mina de Carajás. Atualmente residem no Núcleo Urbano de Carajás quase 5 mil pessoas. Na serra de Carajás também está localizado o Aeroporto de Carajás, que foi construído pela Vale do Rio Doce em 1981, e hoje é administrado pela Infraero. Na Serra de Carajás também está localizada a Floresta Nacional dos Carajás, que possui um zoológico, o Parque Zoobotânico de Carajás.

A Mina de Ferro de Carajás está localizada na Serra dos Carajás no município de Parauapebas, sul do Pará. O minério de ferro extraído da Mina de Ferro de Carajás é tido como o minério mais puro do mundo. Além do ferro, na Mina de Ferro de Carajás são extraídos manganês, cobre, ouro e minérios raros. O acesso até a mina é restrito e precisa de autorização da Vale do Rio Doce. Vindo de Marabá, chega-se a Parauapebas pela rodovia PA-275.

Enviado por: junior em 06/08/2013

Localização Geográfica:

Coordenadas: -6.054788, -50.172963 (Latitude, Longitude)

Localização: Parauapebas, Pará, Brasil

Localização desta Coordenada no Mundo

Comentários:


Tive a oportunidade de conhecer o sul do Pará, fiquei por varios dias em Parauapebas e fui até a mina de ferro Carajás, achei muito bonito, tanto que estou interessada em ir para la.Na realidade gostei de todos os lugares que por la conheci, em especial a cidade de Canaã dos Carajas.
Enviado por: gislenemoura em 04/12/2009 às 12h49min

Você deve efetuar o login ou se cadastrar para enviar comentários.

PontosBr © 2006-2013 - Este site não é afiliado ao Google - Política de Privacidade