Iate Plaza Hotel - Fortaleza/CE

Turismo e Diversão / Hotéis

Enviado em 26/09/2008

Visualizações: 1707


Localização Geográfica

Coordenadas: -3.721487, -38.479042

Cidade: Fortaleza

Estado: Ceará


Construído junto à praia de Mucuripe, na capital cearense, o hotel Iate Plaza foi projetado pelos arquitetos Jayme Leitão, Fabián Salles, Jean Togleate e Augusto Alves, do escritório Reata Arquitetura e Engenharia.


A engenhosa implantação permitiu que todos os apartamentos tivessem vistas para o mar. As áreas de circulação dos pavimentos e no átrio foram favorecidas com o aproveitamento da luz natural.

A avenida Presidente Kennedy, que separa a orla da massa edificada, termina no local, deixando uma fração de terreno onde foi construído o hotel. A localização privilegiada levou os arquitetos a desenhar um conjunto com planta na forma de "A", que torna possível a vista da praia em todas as unidades do conjunto.

As duas laterais do "A" contêm alas de apartamentos - cada uma integrada por sete unidades, com três diferentes tipos de planta - e convergem em direção ao elevador panorâmico. O limite máximo de altura, pela proximidade com o farol do porto de Mucuripe,

é de, no máximo, 18 pavimentos - térreo mais

17 andares-tipo.

As superfícies externas do Iate Plaza são plasticamente trabalhadas. Nas faces laterais, os arquitetos procuraram estabelecer relação entre

o mar e o morro Santa Teresa por meio da movimentação em diagonal que, além de marcar o edifício na paisagem, estabelece diálogo formal com as outras fachadas. O revestimento, com pastilhas, acentua essa marcação pelo contraste de cores (ferrugem e branco).Os apartamentos foram distribuídos ao longo das alas de maneira que os maiores, com dois quartos, ficassem nas extremidades.

O desenho em A criou um átrio central de 50 m de altura, que assegura a ventilação e a iluminação natural das áreas de circulação. Elevadores, escadas e halls sociais estão na ligação entre as laterais.

O lobby principal fica frontal à avenida à beira-mar; acima dele, no segundo andar, está o salão de convenções.

A concentração nos pilotis de quase todas as áreas de uso comum e de serviços cria interação entre a praia, o deque, a piscina, o restaurante do coffee-shop e o fitness center.

Site: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=455480

Locais próximos (Até 100km)