DTCEA-PCO - Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto - Petrópolis – RJ

Militar / Comunicações

Enviado em 24/11/2020

Visualizações: 9134


Localização Geográfica

Coordenadas: -22.465105, -43.292413

Cidade: Petropólis

Estado: Rio de Janeiro


O DTCEA-PCO - Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto está localizado em Petrópolis – RJ, e está subordinado ao DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, do Comando da Aeronáutica. O DTCEA-PCO foi criado em 02 de maio de 1975, e de início era conhecido como DPV-DT - Destacamento de Proteção ao Vôo, Detecção e Telecomunicações do Pico do Couto.


O DTCEA-PCO possui vários radares que enviam informações de tráfego aéreo para o CINDACTA I em Brasília. Faz parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). O DTCEA-PCO também possui um Radar Meteorológico, que fornece informações aos Centros de Meteorologia da Aeronáutica e a Fundação GEORIO, que fornece alarmes para a Defesa Civil do Rio de Janeiro. O destacamento do DTCEA-PCO conta com 69 militares e 23 civis que realizam a manutenção dos equipamentos instalados e outros serviços de apoio.

O acesso ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto é feito pela Rodovia BR-040, a trinta e cinco quilômetros do centro de Petrópolis.

Locais próximos (Até 100km)