DETRAN-TO - Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins - Palmas/TO

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 12/11/2020

Visualizações: 107564


Localização Geográfica

Coordenadas: -10.1634, -48.3295

Cidade: Palmas

Estado: Tocantins


O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins, que tem a sigla DETRAN-TO, é um orgão público vinculado a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Governo do Estado do Tocantins, que tem por objetivo gerenciar o trânsito de veículos em todo o território do estado do Tocantins. A frota atual do Tocantins é de 530.462 de veículos (Dados de 2014). O DETRAN-TO é o mais novo do país, tendo sido fundado em 1988, com a criação do Estado do Tocantins. Em 2013 o DETRAN-TO continuará com o trabalho intensificado de fiscalização de trânsito.


O DETRAN-TO realiza todos os serviços relacionados ao registro de veículos, como emplacamento, vistorias, transferências, baixas de gravames e licenciamento. O licenciamento anual arrecadado inclui também o Seguro Obrigatório e o IPVA estadual, para que o veículo fique legalizado. O calendário de licenciamento de 2015 já foi divulgado no site. O DETRAN-TO também é um órgão que faz a fiscalização, encarregado de autuar e arrecadar multas e infrações de trânsito, e, além disso, atua com instituição responsável pela educação de trânsito e gerenciamento de estatísticas de trânsito de veículos automotores.

O DETRAN-TO também realiza todo o processo de habilitação de novos condutores, fazendo a emissão e renovação da CNH, Carteira Nacional de Habilitação. Para isso faz avaliações e provas para testar a capacidade dos candidatos a novos motoristas. Para os que desejarem, é possível realizar simulados das provas teóricas para testar o conhecimento adquirido. O website do DETRAN-TO disponibiliza diversos serviços online e consultas aos usuários.

O DETRAN-TO conta com 31 CIRETRANS nas cidades de Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Colméia, Combinado, Cristalândia, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Miracema do Tocantins, Miranorte, Natividade, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Taguatinga e Tocantinópolis. Os CIRETRANS são postos de atendimento regionais no interior do estado. Em Palmas há postos no Centro, Biometria e Ciretran de Taquaralto, além da sede do DETRAN-TO, com cinco blocos com quase 10 mil metros quadrados, construída em 2002.

Na sede do DETRAN-TO são realizados todos os serviços que exigem a presença do motorista ou veículo. O endereço do DETRAN-TO é Quadra 401 Norte, Av. NS-01 N, Lotes 01 a 10, Conjunto 02 em Palmas, TO. Telefone: (63) 3218-3000 .

Site: http://www.detran.to.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)