DETRAN-SC - Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina - Florianópolis/SC

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 12/11/2020

Visualizações: 42953


Localização Geográfica

Coordenadas: -27.5922, -48.5802

Cidade: Florianópolis

Estado: Santa Catarina


O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina - DETRAN-SC, é uma instituição pública controlada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão do Governo do Estado de Santa Catarina, responsável por fiscalizar o trânsito de carros, motos e outros veículos no estado. O DETRAN-SC administra uma frota de 3.695.143 veículos em Santa Catarina. Os funcionários do DETRAN-SC são admitidos por meio de concurso público.


O DETRAN-SC é responsável pela formação e fiscalização de condutores e emissão da CNH - Carteira Nacional de Habilitação, por meio da realização de exames físicos, psicológicos, de legislação e práticos. É possível fazer um simulado para testar os conhecimentos. No site do DETRAN-SC pode-se ver o resultado e gabarito da prova escrita de legislação. O DETRAN-SC faz a emissão da Permissão para Dirigir para os candidatos aprovados e a emissão da CNH Definitiva depois de um ano. O DETRAN-SC realiza a renovação da CNH, emite a segunda via da CNH, faz o acréscimo e mudança de categoria e também emite a autorização para Conduzir Ciclomotor.

O DETRAN-SC realiza todos os serviços relacionados a regulamentação de veículos, como transferência e licenciamento de veículos, registro inicial (primeiro emplacamento), licenciamento anual, seguro obrigatório DPVAT, IPVA. No site do DETRAN-SC é possível ver o calendário de pagamento do IPVA e licenciamento anual e fazer consulta ao RENAVAM. O DETRAN-SC também realiza a transferência de veículos, emite a segunda via do CRLV, faz alterações de característica de veículos, remarcação do chassi de veículo e recebe a comunicação de venda.

O DETRAN-SC também é o órgão autuador e fiscalizador de trânsito, realizando blitzs e campanhas educativas para os motoristas. No site DETRAN-SC é possível consultar as infração, multas e pontuação na CNH. O DETRAN-SC também realiza a cassação da CNH e o curso de reciclagem para motoristas que perderam a permissão para dirigir e apreende veículos irregulares.

O DETRAN-SC possui Ciretrans que realizam todo o atendimento relativo a habilitação e veículos em todo o interior do estado, nas seguintes cidades: São José, Joinville, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Braço do Norte, Jaguaruna, Criciúma, Orleans, Urussanga, Rio do Sul, Lages, Mafra, Caçador, Joaçaba, Capinzal, Chapecó, São Miguel do Oeste, Concórdia, Jaraguá do Sul, Xanxerê, Brusque, Laguna, Araranguá, Ituporanga, São Bento do Sul, Canoinhas, Porto União, Curitibanos, Videira, Campos Novos, São Joaquim, São Lourenço do Oeste, Palhoça e Balneário Camboriú. O DETRAN-SC também conta com as Citrans em diversos outros municípios do interior catarinense.

Em Florianópolis há o Posto Rita Maria na Av. Paulo Fontes, Nº 1101, Centro que faz a emissão de licenciamento anual. A sede do DETRAN-SC está localizada na Rua Ursulina de Senna Castro, 226, Bairro Estreito em Florianópolis, SC. O horário de atendimento do DETRAN-SC é das 8 às 18 horas e as vistorias são feitas das 8 às 17h30. Telefone: (48) 3381 2100.

Site: http://www.detran.sc.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)