DETRAN-RS - Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 12/11/2020

Visualizações: 125993


Localização Geográfica

Coordenadas: -30.0227, -51.2158

Cidade: Porto Alegre

Estado: Rio Grande do Sul


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul - DETRAN-RS, é encarregado da coordenação do sistema de trânsito no estado, que possui uma frota atual de 5.914.212 de veículos, sendo mais de 728 mil apenas na capital (números de 2014). É um entidade descentralizada ou autarquia, com vínculo à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Na sua forma atual, foi fundado por uma lei estadual de 1996 e foi o primeiro Detran do Brasil a colocar em funcionamento todas as regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro. Seus funcionários são contratados por meio de concurso público, com editais disponíveis na internet.

O DETRAN-RS atua como agente fiscalizador e administrador dos serviços de trânsito em todo o Rio Grande do Sul. Para isso executa o registro de veículos, realizando seu licenciamento e cobrando o imposto IPVA anual junto com o seguro obrigatório. O calendário do licenciamento 2015 pode ser visto no site do órgão. Além disso, realiza transferências de propriedade e de estado, remarcação de chassis, baixas de gravames, leilões e emplacamentos. Como órgão fiscalizador, o DETRAN RS aplica multas para os motoristas que cometem infrações e faz apreensões e leilões de veículos. Também gerencia os CFCs, Centros de Formações de Condutores e Auto Escolas do Estado.

O DETRAN-RS realiza também a emissão e renovação da CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Recentemente começou a ser implantado a CNH digital, conforme resolução do CONTRAN. O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul aplica provas do tipo teórico, além de exames médicos e oftalmológicos em clinicas, para avaliar a capacidade dos candidatos, além de executar a prova prática de direção. Os candidatos podem fazer testes simulados da prova teórica, para treinar seus conhecimentos da legislação de trânsito. Os que são aprovados nos exames recebem a Permissão para Dirigir, e depois de um ano, a CNH definitiva.

No site do DETRAN RS: www.detran.rs.gov.br podem ser feitas várias consultas, como infrações, pontuação na carteira, licenciamento e IPVA, resultados de exames, cadastro de veículos e condutores. Em todo o interior do estado há CRVAs - Centros de Registro de Veículos Automotores, que funcionam vinculados a Cartórios de Registro Civil, e realizam todos os serviços de documentação e transferência de veículos.

A sede e administração do DETRAN-RS está localizada no endereço: Rua Voluntários da Pátria, 1358, Bairro Floresta em Porto Alegre, RS. O atendimento ao público é feito no Tudo Fácil, em Porto Alegre, das 7:30h as 19:30h. Telefone de contato do DETRAN-RS: (51) 3288-2000.

Site: http://www.detran.rs.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)