DETRAN-RN - Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte - Natal/RN

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 15/12/2014

Visualizações: 124398


Localização Geográfica

Coordenadas: -5.825394, -35.243086

Cidade: Natal

Estado: Rio Grande do Norte


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, com sigla DETRAN-RN, é um órgão público descentralizado, mas subordinado ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a quem compete registrar e controlar os 973.865 veículos e fiscalizá-los dentro do estado. Os funcionários do DETRAN-RN fazem concursos expostos em edital para trabalharem no órgão.


O DETRAN-RN presta serviços de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), renovação da CNH, exames práticos e teóricos, exames clínicos e psicotécnicos para comprovar a capacidade dos candidatos a novos motoristas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Para isso o DETRAN-RN gerencia os Centros de Formação de Condutores que ensinam a legislação de trânsito e realizam as aulas práticas de direção. Esses centros fornecem aos alunos provas e simulados para testar o que aprenderam nas aulas. Se desejar realizar um simulado do exame de legislação, pode acessar o site do DETRAN-RN: www.detran.rn.gov.br.

Os serviços relacionados a veículos executados pelo DETRAN-RN incluem o registro de veículos, como primeiro emplacamento, transferências, licenciamento anual, baixas e inclusão de gravames, primeiro registro e remarcação de chassis. O licenciamento cobrado todos os anos de cada veículo inclui o IPVA do estado e o seguro obrigatório. No site do DETRAN-RN estão abertas consultas gratuitas de veículos, habilitação, lacres, Sistema Nacional de Gravames e cartórios. Também é possível consultar multas, infrações e pontos na CNH. O calendário de licenciamento de 2015 com as datas para pagamento pode ser visualizado no site do DETRAN.

O DETRAN-RN conta com CIRETRANs nos municípios de Mossoró, Caicó, Currais Novos, Apodi, João Câmara, Macaíba, São Miguel, Pau dos Ferros, Ceará Mirim e Assu, além de grupos executivos em outros municípios do interior do estado. A Central do Cidadão na capital também atende a população em todos os serviços do órgão.

A sede do DETRAN-RN está localizada na Av. Perimetral Leste, nº 113, bairro Cidade da Esperança, em Natal, RN e atende ao público de 08:00hs às 14:00hs. Telefone de contato: (84) 3232-1200.

Site: http://www.detran.rn.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)