DETRAN-PR - Departamento Estadual de Trânsito do Paraná - Curitiba/PR

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 12/11/2020

Visualizações: 43751


Localização Geográfica

Coordenadas: -25.4314, -49.2109

Cidade: Curitiba

Estado: Paraná


O Departamento de Trânsito do Paraná, DETRAN-PR é uma autarquia descentralizada, com vinculo à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná. É a autoridade responsável pela coordenação e fiscalização de veículos automotores em todo o estado do Paraná. Já atua há mais de 70 anos, desde 1938.


Para atendimento aos cidadãos, o DETRAN-PR possui 101 Circunscrições Regionais de Trânsito ou Ciretrans, além de 211 Postos de Serviços de Trânsito, distribuídas por todo o interior do Estado. O DETRAN-PR conta ainda com unidades itinerantes chamadas de Detran Móvel, que disponibilizam seus serviços às localidades do Estado que ainda não dispõem de atendimento fixo.

O DETRAN-PR realiza o licenciamento anual de todos os veículos do estado, que inclui também o Seguro Obrigatório DPVAT e o IPVA estadual. Também é responsável pela aplicação de multas nos infratores de trânsito. O DETRAN-PR faz vistorias para transferências, registro e emplacamento e verifica as condições de segurança dos carros e motos.

No site do DETRAN-PR são feitas consultas como extrato de débitos de veículos, restrições, emissão de taxas e multas, consulta de resultados de provas do processo de habilitação e emissão da CNH e comprovantes de emplacamento e licenciamento de veículos. Estão disponíveis também informações sobre alteração de características e de categoria, certidões de veículo e proprietário comunicação de venda, emissões de guias, primeiro emplacamento, transferências de município e propriedade, exclusão e inclusão de gravame.

A habilitação de novos condutores e a emissão e renovação da carteira de motorista (Carteira Nacional de Habilitação) também são gerenciados pelo DETRAN-PR, que aplica provas teóricas e práticas para testar o conhecimento de trânsito e a capacidade dos candidatos a novos motoristas, além de exames médicos, psicotécnicos e de vista. Muitos acham útil realizar simulados para garantir mais chances de ser aprovado para receber sua habilitação.

Na sede do DETRAN-PR está toda a estrutura de administração do órgão, e são realizadas os serviços presenciais como vistorias de veículos, lacramento de placas em caso de transferência ou primeiro emplacamento. O DETRAN-PR está localizado na Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940, bairro Capão da Imbúia, em Curitiba, Paraná. O telefone de contato é (41) 3361-1212.

Site: http://www.detran.pr.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)