DETRAN-PA - Departamento Estadual de Trânsito do Pará- Belém/PA

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 11/11/2020

Visualizações: 26467


Localização Geográfica

Coordenadas: -1.379000, -48.441000

Cidade: Belém

Estado: Pará


O Departamento Estadual de Trânsito do Pará, também chamado DETRAN-PA, é um órgão público estadual, vinculado ao Governo do Estado do Pará, responsável pelo gerenciamento do trânsito de veículos em todo o estado do Pará. O DETRAN-PA surgiu com o novo código de trânsito brasileiro, sucedendo a antiga Inspetoria de Trânsito, que foi criada em 1945. A frota de veículos no estado do Pará chega a mais de 1.265.828 em 2013.


O DETRAN-PA tem por função realizar todos os exames necessários a obtenção da CNH, Carteira Nacional de Habilitação e registro, transferência, licenciamento e emplacamento de veículos no território paraense. Seus servidores são admitidos por meio de concurso público, que é regido por editais que constam as regras e número de vagas. O site: www.detran.pa.gov.br possui serviços online como consultas de multas, pontos na carteira, boletos de licenciamento, IPVA e taxas, solicitações de segunda via de documentos, entre outros.

Na região metropolitana de Belém, o DETRAN-PA conta com postos de serviço na Agência Sede, Agência Antônio Barreto (bairro do Umarizal), Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACI) no Guamá e a Agência Ananindeua. Estas agências prestam serviços veiculares como vistoria, regravação de chassi, inclusão e baixa de alienação, 2ª via de documentos, primeiro emplacamento, mudança de categoria e característica e transferências de propriedade e jurisdição.

No interior do estado do Pará, o DETRAN-PA possui 16 CIRETRANs nas cidades com maior quantidade de veículos, como Altamira, Abaetetuba, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Icoaracy, Itaituba, Marabá, Novo Progresso, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém, Tucuruí e Xinguara. Também há 29 postos de serviço em outras cidades no interior do estado. Todos esses objetivam melhorar e agilizar o atendimento a toda a população.

A sede do DETRAN-PA está situada ao lado do estádio do Mangueirão, na Avenida Augusto Montenegro, km 03, S/N, bairro Mangueirão, em Belém, PA. O horário de atendimento é de 8:00h às 14:00h. Telefone: (91) 3214-6333.

Site: http://www.detran.pa.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)