DETRAN-MA - Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão - São Luís/MA

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 11/11/2020

Visualizações: 63524


Localização Geográfica

Coordenadas: -2.54289, -44.2586

Cidade: São Luís

Estado: Maranhão


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, mais conhecido como DETRAN-MA, é um órgão público que tem autonomia, mas é vinculado a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Governo do Estado do Maranhão, e tem a função de gerenciar todos os serviços relacionados ao trânsito e veículos em todo o estado do Maranhão. O DETRAN-MA foi criado em 1966, e no final da década de 1980 mudou de uma pequena sede, para uma sede própria e moderna no bairro Vila Palmeira. O DETRAN-MA gerencia toda a frota de veículos do Maranhão, que atualmente chega a mais de 1 milhão de veículos, sendo mais de 300 mil apenas na capital, São Luís.


O DETRAN-MA é responsável pela emissão da primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH, permissão para dirigir, primeira habilitação de motoristas, aplicação de provas práticas e teóricas. Se desejar, faça simulados para treinar para a prova de legislação. O DETRAN-MA faz a adição e mudança de categoria de condutor, mudança de dados de condutor, emite a segunda via da Permissão para Dirigir e CNH, e faz a averbação de registro de motorista.

O DETRAN-MA também realiza o registro, emplacamento e licenciamento de veículos. O licenciamento anual de veículos inclui o IPVA estadual, seguro obrigatório, multas e taxa de licenciamento. O IPVA é cobrado pela SEFAZ, Secretaria da Fazenda do Maranhão. O licenciamento de 2013 já está divulgado. O DETRAN-MA realiza outros serviços como transferência de propriedade, baixa de gravame de veículos, baixa de veículos, emissão de certidões, mudança de característica de veículo, mudança de município e estado do veículo, regravação de chassi, segunda via do CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo e vistoria do veículo.

O DETRAN-MA fiscaliza e multa os desrespeitos as leis de trânsito e realiza campanhas educativas de trânsito. No site do DETRAN-MA é possível consultar as multas no veículo, a pontuação e multas na CNH, restrições no veículo e documentos emitidos.

O DETRAN-MA possui 15 CIRETRANs em todo o interior do estado, nos municípios de Timon Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Balsas, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra e São João dos Patos. Esses postos facilitam o atendimento aos cidadãos que residem no interior do Maranhão.

A sede estadual do DETRAN-MA possui estacionamento para mais de 120 automóveis e fica na Av. dos Franceses, S/N, bairro Vila Palmeira em São Luís, MA. O horário de atendimento é das 08:30h as 15:30h. Telefone: (98) 3089-1514.

Site: http://www.detran.ma.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)