DETRAN-BA - Departamento Estadual de Trânsito da Bahia - Salvador/BA

Construções / Governos Estaduais

Enviado em 11/11/2020

Visualizações: 83232


Localização Geográfica

Coordenadas: -12.9772, -38.4693

Cidade: Salvador

Estado: Bahia


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, DETRAN-BA, é um órgão público na forma de uma autarquia, vinculado à Secretaria da Administração do Estado da Bahia, que atua como agente gerenciador e planejador do trânsito e tráfego de carros, motos e caminhões no estado da Bahia, seguindo as leis do Código de Trânsito Brasileiro. O DETRAN-BA foi fundado em 1978 e atualmente cuida de uma frota de mais de 3.183.662 de veículos em todo o estado, sendo mais de 776 mil apenas na capital Salvador. Os seus servidores públicos são contratados por concurso público com edital publicado no site.


O Departamento de Trânsito da Bahia também é responsável por todos os serviços relativos a veículos, como a emissão do CRLV, emplacamento e transferências. No seu site (www.detran.ba.gov.br) do estão disponíveis vários serviços como comunicação de venda de veículo, alteração de endereço, informações sobre o DPVAT, IPVA, consulta de gravames, licenciamento e habilitação, consulta ao RENACH e RENAVAM e consulta de multas. O calendário de licenciamento de 2015 já está disponível no site na internet.

O DETRAN-BA faz a emissão e renovação da habilitação de condutores (CNH), mediante exames médicos, psicológicos e provas teóricas e práticas. Para isso o candidato deve procurar uma autoescola credenciada pelo DETRAN para realizar as aulas de legislação e aulas de direção. Também disponibiliza simulados online para os exames teóricos tanto para primeira habilitação, como para renovação, para os candidatos treinarem. No site do DETRAN BA - www.detran.ba.gov.br - é possível ver os simulados, gabaritos e resultados de provas e a situação da CNH, além de vários outros serviços online gratuitos.

O DETRAN-BA também é um órgão fiscalizador do trânsito, que realiza blitzs e autuando com multas os motoristas infratores, além de realizar programas de educação de trânsito nas escolas e nas ruas. O DETRAN-BA possui CIRETRANS e postos de atendimento em 205 cidades do interior da Bahia, que garantem o atendimento a população sem o deslocamento até Salvador.

O edifício sede do DETRAN-BA está no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 7744, Bairro Iguatemi, em Salvador, Bahia. Telefone de contato: (71) 3343-8888.

Site: http://www.detran.ba.gov.br/

Locais próximos (Até 100km)