Coreto da Praça da Polícia - Manaus/AM

Cultura e Educação / Monumentos

Enviado em 23/11/2008

Visualizações: 1913


Localização Geográfica

Coordenadas: -3.135187, -60.021634

Cidade: Manaus

Estado: Amazonas


Conhecida popularmente como praça da Polícia, a praça de Heliodoro Balbi tem história peculiar na formação urbana da cidade de Manaus. Antes de ser organizada como logradouro público, ladeada pelo edifício do Ginásio Amazonense Pedro II e pelo antigo Regimento Militar, era um pedaço de chão que parecia destinado a recolhimento e passeio da população, um imenso descampado.


Vários nomes foram dados a praça da Polícia. Oficiais ou não. Largo do Liceu, Largo do Palacete, Largo 28 de setembro, Praça da Constituição, Praça Gonçalves Ledo, Praça Roossevelt, Praça João Pessoa. Cada nome tinha uma razão histórica.

Na praça da Polícia persistem com estilo o coreto art-noveau, com espetáculos de arte aos fins de tarde, quando os violinos, orquestras e canto se fazem ouvir pela população que ocupa o auditório especialmente montado para este fim.

Desde 1998, regularmente, a praça da Polícia voltou a ser palco de atividades artísticas com o programa Clássico para Todos desenvolvido pelo governo do Estado através da Secretaria de Cultura.

robson
Faz parte da história do Amazonas e deveria ser considerada Patrimônio Histórico Cultural.
10/12/2008 às 03h23min

Locais próximos (Até 100km)