Complexo Esportivo de Deodoro - Rio de Janeiro/RJ

Esportes / Hipódromos e Jockey Clube

Enviado em 07/12/2012

Visualizações: 3156


Localização Geográfica

Coordenadas: -22.870228, -43.426230

Cidade: Rio de Janeiro

Estado: Rio de Janeiro


O Complexo Esportivo Deodoro ou Círculo Militar Deodoro é uma instalação do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro.


Localizado na Vila Militar (Zona Oeste), recebeu as provas do Hipismo (adestramento, concurso completo de equitação-CCE e saltos), do Hóquei sobre a Grama, do Pentatlo moderno (tiro, esgrima, natação, hipismo saltos e corrida), do Tiro esportivo (carabina, fossa, pistola e skeet) e do Tiro com arco nos Jogos Pan-americanos de 2007.

O Complexo de Deodoro conta, originalmente, com dois centros esportivos nacionais de excelência, nas modalidades de Hipismo e Tiro Esportivo, e os centros de hóquei sobre grama e de pentatlo moderno, construídos já sob os padrões de competições internacionais.

No final de 2009, foram inauguradas instalações de judô, erguidas pela Vale, no projeto Brasil Vale Ouro, em parceria com o governo federal. Para os Jogos de 2016, o complexo vai ganhar novas estruturas, como o Parque Radical do Rio, ou X-Park, um centro de esportes radicais, em área contígua.

Até o final de agosto de 2011, o local havia sediado mais de 150 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais e inúmeras provas juvenis, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países. O complexo foi uma das principais sedes dos 5º Jogos Mundiais Militares (JMM), em julho de 2011.

Para os Jogos Olímpicos de 2016, estão previstas as competições de hipismo, tiro esportivo, esgrima e pentatlo moderno, além de canoagem slalom, ciclismo BMX e mountain bike, estas no Parque Radical. Nos Jogos Paraolímpicos, três modalidades: esgrima em cadeira de rodas, hipismo e tiro esportivo. O centro de hóquei será um dos locais de treinamento dos Jogos Olímpicos.

Locais próximos (Até 100km)